Alguém sabe como fazer...?

Todos nós, sempre, querendo ou não (...e nunca é tarde!!!) descobrimos (...muitas vezes por outro alguém...), uma ou mil maneiras de como fazer algo novo, inusitado, inesperado, irreverente, casual, lucrativo, lúdico, divertido... enfim, TODOS já compartilhamos habilidades e experiências. Neste blog, irei descrever minhas (...não quero dizer que fui a primeira, ok? rss..), digamos, peripécias diárias.


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como escrever bem "on-line"...

Escrever bem em conversas on-line nem sempre quer dizer escrever seguindo todas as regras gramaticais e muito menos incluir "códigos" e abreviações para ser ágil, conciso... o segredo está na fluidez, na espontaneidade, na emoção...

Conversar on-line é transmitir ao seu interlocutor, não somente uma mensagem, mas sua presença de espírito: de que adianta conversar com alguém e não SENTIR a interação, não imaginar suas reações, seus sorrisos, sua fascinação?

Cometer pequenos deslizes gramaticais faz parte, pois, o cérebro deverá estar mais "em alerta" preocupando-se com as reações sensoriais e deixará em segundo plano as análises de certo/errado, não dará uma resposta imediata para questões como: excepcional é com "x", s", "p", "i"?

Claro, que também não podemos desapegar totalmente e "chutar o balde", um certo cuidado com a escolha das palavras é fundamental, afinal, serão elas que provocarão a reação em seu interlocutor.

Gosto muito de escrever, de escrever certinho, seguindo todos os padrões cultos da língua portuguesa... mas quando a emoção se faz presente, não tem jeito: as letras ficam embaralhadas e longas, o desejo de interagir e dar ritmo a conversa, me libertam. Que alívio!

Além disso, Chat, Twitter, MSN... servem pra isso, estou certa? Se for para parar, pensar, analisar, revisar, rascunhar, salvar... então para que servem os e-Mails!

Nenhum comentário:

Postar um comentário